Aceleração média Quando um movimento apresenta variação da sua velocidade, ao longo do tempo, o movimento é um movimento variado - apresenta aceleração. OsPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Aceleração

por:

Aceleração média

Quando um movimento apresenta variação da sua velocidade, ao longo do tempo, o movimento é um movimento variado - apresenta aceleração.
Os movimentos acelerados apresentam um aumento da velocidade e os retardados uma diminuição da velocidade.
A aceleração é uma grandeza que indica como a velocidade de um corpo varia ao longo do tempo.
A aceleração média, , é igual a:

em que é a variação da velocidade no intervalo de tempo Dt.
A aceleração é uma grandeza vectorial, que tem a mesma direcção do vector velocidade, . No caso de um movimento acelerado os vectores aceleração, , e velocidade, , têm o mesmo sentido. Num movimento retardado (aceleração negativa) o sentidos dos vectores aceleração e velocidade são contrários.
A unidade S.I. da aceleração é o m.s-2.

Aceleração instantânea
A aceleração instantânea é o valor da aceleração de um corpo num determinado instante.

Movimento rectilíneo uniformemente acelerado (m.r.u.a.)
É um movimento em linha recta, com um valor de aceleração constante positivo (Gráfico 1). O valor da velocidade do corpo aumenta ao longo do tempo (Gráfico 2). A aceleração , tem a mesma direcção e o mesmo sentido da velocidade, .


Gráfico 1

Gráfico 2

Movimento rectilíneo uniformemente retardado (m.r.u.r.)
É um movimento em linha recta, com um valor de aceleração constante negativo (Gráfico 3). A velocidade diminui ao longo do tempo (Gráfico 4). A aceleração, , tem a mesma direcção e sentido inverso ao da velocidade, .


Gráfico 3

Gráfico 4

Fonte:
fq - física e química para quem se lembrou hoje que o teste é amanhã