Forma profissional habilitado a desempenhar sua função em indústrias de fabricação e transformação de...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Engenharia de Plásticos [tecnológico]


Warning: DOMDocument::loadHTML(): ID SearchKey_Text1 already defined in Entity, line: 13 in /home/algosobre/public_html/templates/telhas/html/com_content/article/default.php on line 168
97

por:

O Curso

Forma profissional habilitado a desempenhar sua função em indústrias de fabricação e transformação de plásticos e borrachas, atuando em planejamento; gerenciamento de produção; otimização do processo produtivo; engenharia de qualidade; pesquisa e desenvolvimento de novos produtos desde o protótipo às matrizes, com determinação dos materiais poliméricos e dos processos mais adequados· Realiza estudos de viabilidade econômica, racionalização do trabalho, e domina softwares aplicado às atividades da área.

O currículo da Engenharia de Plásticos é uma somatória de conhecimentos das Engenharias Mecânica e Química, com ênfase na área da Produção.

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho para o engenheiro de plásticos está em expansão. Conforme o professor Marino José Greco, coordenador do curso de Engenharia de Plásticos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), do Rio Grande do Sul, o profissional atua em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos desde o protótipo às matrizes. "Além disso, realiza estudos de viabilidade econômica, racionalização do trabalho e domina softwares aplicados às atividades da área", enumera. O piso salarial inicial do profissional é de seis salários mínimos para seis horas de trabalho. Para oito horas, a remuneração mínima é de nove salários.

O profissional ainda encontra trabalho em assessoria, consultoria e assistência técnica e comercial e pode realizar perícia, vistoria, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Ainda há possibilidades na área acadêmica, nos campos de ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica.

Ilustração 

Matérias

- Introducao a Engenharia de Plasticos
- Fundamentos Profissionais
- Comunicacao e Expressao
- Desenho Tecnico e Geometria Descritiva
- Quimica Geral
- Geometria Analitica e Algebra Linear
- Cultura Religiosa
- Quimica Geral e Inorganica
- Ciencia dos Materiais
- Sociedade e Contemporaneidade
- Metrologia e Pratica de Oficina
- Fundamentos de Matematica Aplicada
- Instrumentalizacao Cientifica
- Quimica Organica Funcional
- Laboratorio de Matematica Aplicada
- Quimica Organica e de Polimeros
- Fundamentos de Fisica
- Laboratorio de Fisica Aplicada
- Modelagem de Sistemas Dinâmicos
- Projetos em CAD