Estadista norte-americano (12/2/1809-14/4/1865). Nasce em Hardin County, Kentucky, filho de imigrantes ingleses pobres, sem recursos para lhe custear...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Abraham Lincoln

97

por:

Estadista norte-americano (12/2/1809-14/4/1865). Nasce em Hardin County, Kentucky, filho de imigrantes ingleses pobres, sem recursos para lhe custear os estudos. Autodidata, estuda as leis por sua conta. Ainda jovem, trabalha como condutor de balsa no rio Ohio e com 19 anos ajuda a levar um cargueiro para Nova Orleans. Nessas viagens, conhece a cidade de Nova Salem, em Illinois, na qual se estabelece com a família em 1830.

Abraham LincolnCandidata-se a uma cadeira na Assembléia Estadual, mas não consegue eleger-se. Em 1836 ingressa na faculdade de direito e muda-se para Springfield, então capital do estado. Começa de fato a carreira política logo depois de formado, elegendo-se várias vezes deputado e senador. Em novembro de 1842, casa-se com Mary Todd, com quem tem quatro filhos, dos quais apenas Robert, nascido em 1843, chega à idade adulta.

É eleito o 16° presidente da República dos EUA em 1860, defendendo a emancipação gradativa dos escravos no país. Toma posse no ano seguinte e combate a iniciativa separatista dos estados escravocratas do sul, os confederados, durante a Guerra Civil Americana. Define a guerra como uma batalha pela preservação da democracia, que chama de governo "do povo, pelo povo e para o povo". Reeleito em 1864, consegue a rendição dos sulistas no ano seguinte. Dias depois é assassinado por um escravagista fanático, o ator John Booth, durante uma apresentação teatral em Washington.