Jesuíta e escritor espanhol (19/3/1534-9/6/1597). É o fundador da cidade de São Paulo. Nasce nas ilhas Canárias e estuda e...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

José de Anchieta

97

por:

Jesuíta e escritor espanhol (19/3/1534-9/6/1597). É o fundador da cidade de São Paulo. Nasce nas ilhas Canárias e estuda em Coimbra, Portugal. Entra para a Companhia de Jesus em 1551.

Dois anos depois emigra para o Brasil na comitiva de Duarte da Costa, segundo governador geral, com o intuito de catequizar os índios. Em 25 de janeiro de 1554 funda um colégio às margens dos rios Tamanduateí e Anhangabaú.

Aos poucos se forma em torno dele um povoado que Anchieta batiza de São Paulo. Enviado pelo padre Manuel da Nóbrega a São Vicente, aprende tupi e escreve Arte de Gramática da LínguaMais Usada na Costa do Brasil.

Ao lado das obras catequéticas escreve poesias marcadas pela visão de mundo medieval. Em 1563, durante os cinco meses em que é mantido como refém dos índios tamoios, escreve o poema em latim De Beata VirgineDei Matre Maria e vários autos religiosos. Já doente, muda-se para o Espírito Santo, onde morre, aos 63 anos. Em 1980 é beatificado pelo papa João Paulo II.