Iatista paulista (22/7/1960-). Principal nome do iatismo brasileiro. Filho de um pára-quedista do Exército, Torben Schmidt Grael nasce em São Paulo. Antes de completar 2 anos, transfere-se com a família para Belém, no PaPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Torben Grael

por:

Iatista paulista (22/7/1960-). Principal nome do iatismo brasileiro. Filho de um pára-quedista do Exército, Torben Schmidt Grael nasce em São Paulo. Antes de completar 2 anos, transfere-se com a família para Belém, no Pará. Em 1963 os Grael vão para o Rio de Janeiro, onde Torben começa a velejar, na Baía de Guanabara.

Aos 9, muda-se para Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Passa a competir em 1973, ano em que a família vai para Brasília. Em 1976 consegue o primeiro título, o de campeão estadual na classe Lightning, e o vice-campeonato brasileiro juvenil de Snipe.

Torben Grael Em 1977 vence o primeiro de 25 campeonatos brasileiros conquistados em várias classes até 1999. Aos 17 anos, inicia engenharia mecânica na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio. Desiste do curso dois anos depois e se forma em administração de empresas na mesma universidade.

 Conquista a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) na classe Star, prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984) na categoria Soling e bronze olímpico de Star em Seul (1988). Ganha ouro também nos Jogos Pan-Americanos de Caracas (Venezuela-1983) e bronze no Pan de Indianápolis (EUA-1987), na classe Soling. Em 1999 soma seis vitórias em campeonatos mundiais, entre eles o Mundial de 12 Metros, categoria de ponta do iatismo, em Saint-Tropez (França).

Em 1998, seu irmão Lars Grael sofre um acidente durante uma regata em Vitória (ES) e tem uma das pernas amputada.