Fazem parte deste Reino todos os organismos eucariontes, multicelulares, autotróficos e que se desenvolvem a partir de um embrião. Neste Reino, portanto, estão agrupadas todas as plantas terrestres, conhecidas como embriófPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Reino Plantae

por:

TECIDOS

As células se organizam em unidades estruturais e funcionais chamadas tecidos, que constituem o conjunto da planta; os tecidos têm pontos de crescimento, chamados meristemas, compostos por células em divisão ativa, nos quais se formam células (e tecidos) novas. Os meristemas se encontram nas extremidades apicais dos caules, galhos e raízes (meristemas apicais), onde geram o crescimento primário dos vegetais, e nas paredes de caules, galhos e raízes (meristemas laterais), onde induzem o crescimento secundário. Nas plantas vasculares, há três grandes sistemas tissulares: dérmico, vascular e fundamental. O tecido dérmico é formado pela epiderme ou camada externa do corpo da planta. Constitui a pele que cobre os frutos, folhas, flores, raízes e sementes. Na epiderme pode haver estomas, aberturas através das quais a planta faz a troca de gases com a atmosfera. O tecido vascular é de duas classes: xilema, encarregado de transportar água, nutrientes e minerais dissolvidos, e floema, que transporta alimentos.

O tecido fundamental é de três tipos. O primeiro, chamado parênquima, encarrega-se de numerosas funções fisiológicas especializadas: fotossíntese, armazenamento, secreção e cicatrização de feridas.

O colênquima atua como tecido de sustentação nas partes jovens das plantas que estão em fase de crescimento ativo. O esclerênquima sustenta e reforça as partes da planta que terminaram de crescer.

ÓRGÃOS VEGETAIS

O corpo de toda planta vascular está geralmente organizado em três tipos de órgão: raízes, caule e folhas. Estes, por sua vez, contém os três tipos de tecidos que foram descritos, mas se diferenciam na forma como as células se especializam para desempenhar as diferentes funções.